domingo, 2 de março de 2014

O herói olímpico João do Pulo

João Carlos de Oliveira, mais conhecido como João do Pulo, nasceu em Pindamonhangaba no dia 28 de maio de 1954. Órfão de mãe, começou a trabalhar aos sete anos de idade como lavador de carros, em 1969 entrou pro exército e seguiu carreira durante 14 anos. Começou a treinar aos 17 anos e em um dos primeiros campeonatos que participou, em 1971, conseguiu pular descalço 1,75 m de altura. Quebrou o recorde mundial júnior de salto triplo no Campeonato Sul-Americano de atletismo de 1975 com a marca de 14,75 m, já como atleta adulto, nos jogos Pan-Americanos da Cidade do México no mesmo ano, conquistou a medalha de ouro no salto em distância com a marca de 8,19 m e, em 15 de outubro, tbm a medalha de ouro no salto triplo, com a incrível marca de 17,89, quebrando o recorde mundial em 45cm e que pertencia ao soviético Viktor Saneyev.
Foi para as olimpíadas de Montreal em 1976 como favorito à medalha de ouro no salto triplo, mas convalescendo de uma cirurgia na barriga, saltou apenas 16,90 m, sendo superado por Viktor Saneyev e pelo americano James Butts, ficando assim com o bronze, já no salto em distância, ficou na quarta colocação. Nos jogos Pan-Americanos de Porto Rico em 1979, tornou-se bicampeão do salto triplo e do salto em distância, onde derrotou nada menos do que Carl Lewis, que depois se tornou tetracampeão olímpico da prova.
Em 1980, novamente favorito a vencer o salto triplo na olimpíada de Moscou, ficou mais uma vez com a medalha de bronze, superado pelos soviéticos Jaak Uudmae e novamente por Viktor Saneyev. Nessa prova, os árbitros anularam 3 dos 6 saltos de João, se não fosse por isso, ele conquistaria a medalha de ouro e de quebra, bateria o recorde mundial e olímpico, mas como a olimpíada era em Moscou, os árbitros provavelmente favoreceram os atletas da casa. Resumindo, passaram a mão no nosso querido João do Pulo!
João também foi tricampeão mundial de salto triplo, em 77, 79 e 81.
Nosso herói teve a carreira interrompida em 22 de dezembro de 1981, quando sofreu um grave acidente automobilístico na Via Anhanguera, no sentido Campinas-São Paulo. Após quase um ano de internação na UTI , sua perna direita teve que ser amputada, encerrando de vez a sua carreira de atleta. Nos anos seguintes, estudou Educação Física e entrou na vida política, sendo eleito deputado estadual em São Paulo em 1986, e reeleito em 1990. Não conseguiu se reeleger em 1994 e 1998. 
Abandonado por parentes e amigos,  passou os últimos anos de sua vida solitário, sofrendo de depressão, alcoolismo e com problemas financeiros, chegou a ser preso por não pagar pensão alimentícia a um de seus dois filhos. Sua única fonte de renda era o soldo de segundo tenente reformado do Exército, instituição que sempre reconheceu seus feitos pelo esporte nacional e o homenageou em vida por diversas vezes. João do Pulo faleceu em 22 de dezembro de 1999, devido a cirrose hepática e infecção generalizada.








Nenhum comentário:

Postar um comentário